Tuesday, December 4, 2007

Ganhar Asas – II PARTE

Passada a timidez do momento, já todos falávamos uns com os outros como se nos conhecêssemos há anos. Foi um dia teórico mas bastante elucidativo. De manhã a Dr.ª Cristina ajudou-nos a perceber um pouco melhor o que é uma fobia e como lidar com ela. Basicamente toda a gente sente medo e já passou por estados de ansiedade quando confrontados com perigos reais. Uma fobia é o auge da ansiedade sem que se tenha verificado um perigo real. É a nossa cabecinha a sofrer por antecipação.

Depois de um almoço num refeitório imenso cheio de trabalhadores que nos miravam com aquele olhar “mais-uns-que–vieram-ganhar-as-asas”, lá partimos mais aconchegados para a nossa conversa com o Comandante João Romão. Uma conversa que por sinal quase nos levava a tirar o brevet. Acho que o Comandante foi uma das nossas principais vitimas, coitado. Toda a gente queria perceber como é que um objecto que pesa toneladas consegue voar. Lei da sustentação, explicava ele. E a turbulência é normal? Sim, é desconfortável mas nada perigoso. E o avião consegue aterrar sozinho? E como estão presos os reactores? Aguenta 3h só com um motor? E isto, e aquilo, durante quase 2h.

Depois destas perguntas todas só mesmo umas técnicas de relaxamento. Foi a vez da Dr.ª Íris que quebrou o nosso cepticismo: “Mas isso da respiração funciona mesmo?”. E não é que funciona? Fomos completamente alucinados para casa. Falo por mim. Nesse dia tive um jantar em casa de uns amigos e a sensação era estranhíssima. Eu estava sentada à mesa mas era só o meu corpo que lá estava porque a minha mente estava a divagar pelo nada. Não, não fumámos nada na terapia. As técnicas de relaxamento são realmente eficazes. Se algum dia se sentirem ansiosos experimentem respirar para dentro de um saco de papel. Tapem bem a boca e o nariz com o saco e respirem pela boca. Vemos esta cena constantemente em filmes mas nunca parámos para pensar. Porque raio é que aquele está a soprar para um saco? O que se está a fazer é a equilibrar os níveis de O2 e CO2. Em estados de ansiedade os níveis de CO2 tendem a baixar. Ao respirarmos para dentro do saco estamos a recuperá-los.
Olhem que não é ficção, funciona mesmo.

2 comments:

Também quero ganhar asas said...

Hoje o meu nível de C02 deve estar um pouco baixo,será do nevoeiro?será da data festiva que se aproxima?..mas já tenho à mão o saco de papel,obrigada pela ajuda e por teres nascido!

Danço, pois said...

Ainda bem que pude ajudar ;)